#compartilhe

Emoção e solidariedade marcam missa de sétimo dia de dona Marisa

Publicada em 10/02/2017, 11:33

Full pp6 780x440

Emoção e solidariedade marcam missa de sétimo dia de dona Marisa

Mais de 500 pessoas foram à Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (SP), na noite de quinta (9), para a missa de sétimo dia em memória da ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva.

Dona Marisa era profundamente católica. A escolha da igreja no centro da cidade não foi à toa. O espaço religioso abriu as portas para acolher e proteger os sindicalistas perseguidos durante as greves dos metalúrgicos entre o fim dos anos 1970 e o começo dos 1980.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, muito emocionado, relembrou o simbolismo da igreja e agradeceu pela onda de solidariedade recebida no velório de dona Marisa, no último sábado, e durante a missa de sétimo dia.

Em poucas palavras, Lula definiu a sua companheira dos últimos 44 anos.

“Marisa nada mais foi que uma árvore frondosa que produziu frutos. E esses frutos produziram novos frutos. E assim que a gente vai construir uma floresta de gente disposta a ser solidária, de gente disposta a brigar pelas coisas que interessam ao povo trabalhador e ao povo mais pobre deste País”.

Depois, não conseguiu prosseguir com as palavras e começou a chorar. Os presentes aplaudiram o ex-presidente por longos minutos.

Em um pequeno folheto entregue à frente da paróquia, havia uma imagem de dona Marisa, as orações do Pai Nosso e da Ave Maria e um trecho de um texto da escritora Cora Coralina:

“Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar a palavras e pensamentos negativos. Acreditar nos valores humanos e ser otimista”.

Solidariedade
Personalidades do mundo político e cultural estiveram presentes na cerimônia, além de centenas de admiradores de Lula e da história de luta e companheirismo de dona Marisa.

Um dos juristas mais respeitados do País, Celso Antonio Bandeira de Mello falou, de forma emocionada, sobre o legado deixado pela companheira de Lula.

“Dona Marisa foi uma mulher extraordinária, todo mundo sabe disso. Uma mulher firme, uma mulher companheira. Ela foi importantíssima na vida do Lula, obviamente, mas também no PT. Nos momentos terríveis, quando o PT começava, ela estava firme. Liderou passeatas quando prenderam os sindicalistas. Era uma mulher notável”.

Bandeira de Mello também criticou a perseguição midiática e judicial contra a família do ex-presidente. “Eu considero que essa mulher não morreu, mas foi assassinada. A campanha que foi feita pela grande imprensa e mais aquele juiz [Sérgio] Moro. Esse juiz Moro parece um homem completamente insensível e desequilibrado ao mesmo tempo. Foi isso que causou o agravamento da saúde dessa heroína, dessa companheira notável do Lula”, afirmou.

“Ela foi um exemplo para todas as mulheres pela dignidade, equilíbrio e sobriedade. Ela nunca usou do papel de mulher do presidente para se exibir ou se promover. Pelo contrário”.
O jornalista Juca Kfouri também considerou que dona Marisa foi perseguida de forma injusta em seus últimos meses de vida. “Ela foi uma baita companheira do presidente Lula, uma trabalhadora, uma brasileira direita, que morreu atazanada por absurdos que a justiça, com “jota” minúsculo do País, tem cometido ultimamente”.

Depois, prestou apoio a Lula. “Presto solidariedade a quem acaba de perder a companheira de tantos anos e a quem tem sido vítima de uma seletividade que revolta quem esteja realmente interessado com a justiça do País”.

Para o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, uma das virtudes de dona Marisa era o companheiro que sempre dedicou a Lula. “Eu a conheci de forma bem próxima. Ela estava sempre ao lado do presidente e, além disso, contribuía em muitos projetos. Ela deixou um legado a ser seguido”.

Já o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) destacou a importância da ex-primeira-dama no surgimento do partido.

Ela teve um papel decisivo para a construção do PT. A Marisa signifia muito para o Lula. Ela trazia segurança, organizava a vida dele, o proibia de viajar sábado e domingo. O massacre da mídia a atingiu muito e Lula está muito comovido. A fala do Lula foi forte: a Marisa morreu triste”.

De acordo com Bebel Noronha, presidenta do Sindicato dos Professores Oficiais do Estado de São Paulo (Apeoesp), dona Marisa foi fundamental para a luta de todas as mulheres.

“Nós, mulheres, a temos como inspiração. Ela é o símbolo de todo fortalecimento do Partido dos Trabalhadores, ao lado de Lula. A sua ida deixa um vazio e, esse vazio, nós mulheres vamos ter que preencher na luta pelo fortalecimento do Partido dos Trabalhadores e pela eleição de Lula em 2018”.

Eduardo Suplicy, ex-senador e atual vereador por São Paulo, destacou a força e o equilíbrio da ex-primeira-dama.
“Eu testemunhei como nas horas de alegrias, de tristezas, de vitórias e de derrotas a Marisa representava como uma extraordinária força para a criação do Partido dos Trabalhadores e para o presidente Lula. Ela sempre teve ponderações de muito bom senso para nós e para o presidente”.

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, lembrou que dona Marisa “nunca se inebriou pelo poder”.

“A lembrança que tenho da dona Marisa é, em primeiro lugar, de uma mulher que nunca esqueceu de onde veio. Apesar de ter sido a primeira-dama do Brasil durante oito anos, nunca perdeu os vínculos com a classe trabalhadora. Ela não foi apenas uma companheira do presidente Lula: foi uma militante que ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e a construir esse projeto mais generoso de Brasil”.

Escrevendo uma biografia sobre o ex-presidente, o escritor Fernando Morais recordou das entrevistas que fez com dona Marisa.

“O depoimento dela foi muito bonito, muito bonito… Ela era uma pessoa singular. Ao mesmo tempo que era mulher dura, brigona, era também uma pessoa doce”.

Para ilustrar, o escritor lembrou de uma passagem curiosa de dona Marisa com Ricardo Stuckert, o fotógrafo oficial de Lula.

“A preocupação dela com o Stuckinha era maternal. ‘Stucka, você já almoçou?’; ‘Já, dona Marisa’; ‘Você está mentindo, está muito magro. Larga essa câmera no automático que vou fritar um bife para você’. Ao mesmo tempo que era uma mulher de posições muito firmes, era uma pessoa carinhosa”.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também levou apoio ao ex-presidente.

“É um momento de muita tristeza. Venho aqui ainda no luto, nessa missa de sétimo dia, trazer meu abraço ao presidente lula e a seus familiares. Lamentável que isso tenha acontecido. Só resta dizer força, Lula e transmitir toda essa solidariedade. Solidariedade que não é só do PT, mas de todo povo brasileiro”.

Por Bruno Hoffmann, para a Agência PT de Notícias


Veja mais

Thumb 32 anos   estrela   vermelha1

Nota do Partido dos Trabalhadores sobre a Operação Custo Brasil


Thumb wd 0404

Wellington divulga artigo em apoio à Lula

“Estou pronto para a luta democrática”, afirma governador Wellington Dias


Thumb 11062016nsantonio

Uma democracia só é forte se tiver um partido forte, observa Regina


Thumb regina redes

Solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa

Sessão Solene comemora 35 anos de PT


Thumb caf  mulheres pt

Mulheres petistas discutem possível aliança com o PTB


Thumb 071a

Ato fora Temer reúne milhares de pessoas em Teresina


Thumb 095a

PT foi partido que mais cresceu nos últimos 11 anos


Thumb cidadeverde

NA IMPRENSA: Senadora diz que chapa PTB/PT compete em pé de igualdade com PSDB


Thumb fbp

A Frente propõe a realização de atos de massa em todas as capitais e cidades de grande porte do país no dia 18 e mantem a proposta de Dia Nacional de Luta no 31 de março

Frente Brasil Popular propõe ato em todas as capitais no dia 18 de março


Thumb foto diretorio nacional paulo pinto 780x440

Diretório Nacional do PT convoca 6º Congresso para abril de 2017


Thumb regina sousa

Por Kenard Kruel Fagundes

De quebradeira de coco à primeira senadora do Estado


Thumb 1704

A luta continuará com paralisações, atos, ocupações já nas próximas semanas e a realização de uma grande Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, no próximo 1º de maio.

Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo reagem ao golpe


Thumb cut

A CUT repudia com veemência as últimas ações da Operação Lava Jato

Nota da CUT: Em defesa de Lula, da democracia e contra o golpe


Thumb hsbc holdings plc

O banqueiro Saul Sabbá foi responsável pela privatização de empresas como a Vale e a CSN, durante o governo tucano na década de 1990

Assessor do governo FHC é flagrado em lista do HSBC


Thumb camara1704

Agora, o parecer que recomenda a investigação contra a presidente Dilma Rousseff segue para o Senado Federal.

Regina Sousa: venceu a hipocrisia


Thumb estrela pt

69 municípios piauienses têm candidatos do PT à prefeitura


Thumb nota senadores

Nota da bancada do PT no Senado sobre o atentado à democracia


Thumb dilma ajuda

Em dois dias, ‘Todos por Dilma’ bate meta e arrecada 500 mil reais


Thumb filie

PT lança ferramenta para processo de filiação online


Thumb pt rua

Com apoio das ruas, PT vai trabalhar para barrar golpe no Senado


Thumb no lula

Diretório Nacional do PT repudia denúncia do MPF contra Lula


Thumb fbp

Frente Brasil Popular realiza atividades contra o golpe


Thumb lula2

Segundo o ex-presidente, partido precisa enfrentar as tentativas de ligar PT à corrupção

Luta contra criminalização do PT não acabou, diz Lula


Thumb lula se reune sindicatos ricardo stcukert 780x440

Lula: Reforma da Previdência remonta aos tempos da escravidão


Thumb ze de abreu

Zé de Abreu, ao vivo na Globo: Metade do Brasil acha que é golpe


Thumb 12439368 952023344912540 8357445273937042919 n

Regina Sousa faz recomendações aos pré-candidatos


Thumb lima

Deputado Limma, participa de comemoração de 35 anos do PT em São João do Arraial


Thumb 10660099 929896087125266 2331109727741694887 n

Ato, na Praça da Liberdade, em Teresina, reuniu militantes em defesa de Lula e pela democracia.

PT Piauí realiza vigília em defesa de Lula


Thumb marchabsb2

Regina participa da Marcha contra o Golpe em Brasília


Thumb img 20160714 wa0012

Presidenta Dilma participa de ato em Teresina nessa sexta


Thumb 122q

PT reúne prefeitos eleitos e reeleitos


Thumb logo 35 anos final

A solenidade será realizada às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí​

Sessão solene pelos 35 anos do PT adiada para segunda-feira


Thumb 11025886 10203836174372919 7361478867163263553 o

Encontro Estadual de petistas debate novas diretrizes do partido em 2015


Thumb 12805776 969074669845699 8793923063427421718 n

Em nota, Juventude Petista do Piauí manifesta defesa ao ex-presidente Lula

Juventude petista reafirma compromisso com conquistas sociais


Thumb 145a

Encontro Estadual do PT discute estratégias de campanha


Thumb estrela 01

PT realizado encontro ampliado em Teresina


Thumb 054a

Senadora Regina irá a 12 municípios da microrregião de Picos


Thumb 074s

Regina Sousa faz recomendações aos prefeitos e prefeitas do PT


Thumb no lula

Nota oficial: Comissão Executiva do PT divulga resolução política


Thumb dilma the

Presidenta Dilma diz que não vai renunciar


Thumb vereadora ros rio

Mulheres do PT definem estratégias para as eleições em Teresina


Thumb lula casa civil

O extremismo de direita não morreu, o germe do fascismo ainda está muito vivo e é uma estratégia para estabelecer regimes autoritários.

ARTIGO: Lula está no lugar certo


Thumb capa pt 35 anos

PT Piauí divulga programação em comemoração aos 35 anos de Partido


Thumb wellington dias1

O governador Wellington Dias participará do encontro que reunirá apenas prefeitos e pré-candidatos do partido.

PT Piauí reúne prefeitos e pré-candidatos


Thumb debates pt

PT realiza ciclo de debates conjunturais pelo desenvolvimento do Brasil


Thumb luisfernandoverisssiimo

Veríssimo: como a História verá este momento do Brasil daqui a algum tempo


PT lança site para convencer deputados a votar contra o golpe


Thumb mujica aniversario pt

Partido fez ato público em comemoração aos 35 anos da legenda nesta sexta, em Belo Horizonte

PT reúne militância em noite de emoção e reflexão


Thumb nota pcdob

Nota do PCdoB Piauí

PCdoB Piauí emite nota em defesa da democracia e em solidariedade ao ex-presidente Lula


Thumb perseu

Fundação Perseu Abramo e PT criam curso para candidatos a vereador


Thumb n o ao golpe

Regina Sousa: “Dilma estará conosco, nos dando força com seu Coração Valente”


Thumb filiadosgoiania 766x440

Congressos Estaduais do PT reunirão 8,9 mil delegadas e delegados


Thumb pt estrela1

PT elege 38 prefeitos no PI


Thumb marca37thumb 780x440

PT: 37 anos de lutas e conquistas


Thumb img 20160416 wa0051

Vigília e caminhada em favor da democracia


Thumb 20160614 172821  2

Manifesto das Mulheres do PT


Thumb dilma

Querem o golpe para reduzir programas sociais, denuncia Dilma

A democracia no Brasil é vítima de um assalto, diz Dilma


Thumb interna cantalice americo

‘Panelaço’ fracassou em seu objetivo, avalia PT


Thumb dilma

Dilma repudia o uso abusivo de vazamentos como arma política

Presidenta Dilma divulga nota reiterando compromisso do Governo com a Lei


Thumb dilma face01

Amigas de Dilma fazem ‘vaquinha’ para viagens contra o golpe


Thumb ffdccb75 913d 4ba4 b874 0f5be4769a32

A concentração foi nos cruzamento das avenidas Frei Serafim e Coelho de Resende

Piauienses se manifestam contra o golpe e a favor da Dilma


Thumb cardozolepg

Integra da carta de defesa de Dilma lida por Cardozo na comissão do impeachment


Thumb video regina

O governo Temer não é legitimo para assumir o lugar de uma pessoa que teve 54 milhões de votos.

ALERTA: continua a luta, diz senadora Regina


Thumb lula hoje

Artigo de Lula publicado na Folha de São Paulo

Por que querem me condenar


Thumb 12829514 1000762600009525 5072311430672310831 o

Nota dos Parlamentares

Parlamentares piauienses emitem nota de repúdio


Thumb plenaria esp

De acordo com a senadora, mais de 1800 pessoas se filiaram ao PT através da Internet na sexta-feira, 05, quando Lula foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal, em São Paulo.

Não vão extinguir o PT, diz Regina Sousa


Thumb reforma politica1

Reforma Política

PT faz mobilização pela reforma política


Thumb 13221628 1108053195882282 5173531638862215587 n 661x351

Atores denunciam golpe no Brasil durante sessão de gala em Cannes


Nota de pesar


Thumb lutaa

Com o golpe, pauta anti-trabalhador pode avançar no Congresso


Thumb 082a

PT estadual faz treinamento com gestores e parlamentares


Thumb 170a

Lula lidera em todos os cenários para 2018, diz Datafolha


Thumb dilma rousseff

Pedaladas no Plano Safra não configuram crime, diz MPF


Thumb bandeira 780x440

Abertas inscrições de chapas e candidaturas para o 6º Congresso do PT


Thumb principal

Povo vai às ruas e diz: Não vai ter golpe. Vai ter luta!

A luta começou


Thumb estrela pt

NOTA DE SOLIDARIEDADE DO PT - PI PARA SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE TERESINA


Thumb comite pr democracia

Fátima e Paim vão coordenar Comitê Pró-Democracia inaugurado no Senado


Thumb 1704 bsb

Não permitiremos que a democracia, conquistada pela luta e a vida de tantos patriotas, seja destruída pelo ódio dos que sempre combateram o protagonismo e a emancipação do povo brasileiro.

Nota da presidência do PT sobre a votação do impeachment


Thumb notaoficial esclarecimento 780x440

PT esclarece sobre uso do Fundo Partidário


Thumb dsc 0006

PT realiza conferência eleitoral em Teresina


Thumb ministra luiza

Morre aos 63 anos Luiza Bairros, ex-ministra de Igualdade Racial


Thumb congresso 780x440

6º Congresso Nacional do PT será realizado em junho


Thumb uru ui 31 03 2016

Em Uruçuí centenas vão às ruas a favor da democracia


Thumb acampamento lula bsb

Lula, Wellington e Regina visitam o Acampamento pela Democracia em Brasília


Thumb img 20160714 wa0012

Presidenta Dilma participa de ato em Teresina nessa sexta


Thumb lutas

Resolução do PT chama mobilização social para deter o golpe contra a democracia


Thumb pt mobiliza  o

O Partido recomenda atividades diárias em defesa dad democracia

Em resolução, PT orienta mobilização permanente contra o golpe


Thumb lula e o povo

Instituto Lula emite nota: Lava Jato desrespeita o Supremo e compromete sua credibilidade

Nota do Instituto Lula


Thumb assis

Assis Carvalho assume vice-liderança da Bancada do PT


Thumb frente

Regina Sousa participou da reunião de mobilização para o evento que acontecerá dia 31 de março em Brasília.

Frente Piauí Popular participará da Marcha dos 100 mil


Thumb bancada pt com lula

Nota da bancada do PT no Senado acerca da decisão da PGR


Thumb 32 anos   estrela   vermelha

PT esclarece que não tem recursos bloqueados pela Justiça