#compartilhe

O Brasil ainda vivia sob a ditadura militar quando o Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado. Em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), o PT surgiu com a necessidade depromover mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi em um contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o líder sindical, e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças existentes no País. E a primeira conquista veio com o reconhecimento oficial do Tribunal Superior de Justiça Eleitoraldo PT como um partido político brasileiro, em 11 de fevereiro de 1982.

Desde então, o Partido vem disputando eleições e busca legitimar e consolidar a sua representatividade no Poder Executivo e nos parlamentos. Resultado desse empenho é a vitória nos pleitos para Presidente da República de 2002, 2006 e 2010. Eleitos democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff criaram políticas públicas para combater a miséria e oferecer oportunidades para o povo brasileiro. Hoje, mais de 22 milhões de cidadãos superaram a extrema pobreza.

Nas últimas eleições, em 2010, o PT conquistou quatro governos estaduais: Rio Grande do Sul, Bahia, Acre, Sergipe e o Distrito Federal. O Partido também conta, no Congresso Nacional, com uma bancada de 12 senadores e de 89 deputados federais. Em todo o País, são 149 deputados estaduais, 635 prefeitos, 604 vice-prefeitos e 5.191 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2012.

Com mais de um milhão e setecentos mil filiados em todo o País, o PT está organizado em mais de cinco mil municípios brasileiros. É o único partido no Brasil que realiza eleições diretas para todos os cargos da direção partidária, em todos os níveis – municipal, estadual e federal – através do Processo de Eleições Diretas (PED), que ocorre a cada quatro anos.